Neste artigo vamos discutir algumas situações que todas as pessoas passam, mas que é pouco comentado. A evolução na carreira profissional depende de fatores e experiências pessoais, então mesmo sendo tão difícil elaborar um caminho linear, preparamos algumas etapas básicas para pessoas que ainda não se aventuraram nesse mundo do mercado de trabalho.

1 – Humildade

Por mais que você tenha uma formação acadêmica de respeito, a humildade deve prevalecer em relação a carreira profissional. Sem experiência, como você pode querer ser mais do que não é? Comece sendo humilde em relação as vagas, entrevistas e em todo o percurso. As pessoas gostam de quem é verdadeiro e tendem a se aproximar de você naturalmente.

2 – Comece como Aprendiz

Os aprendizes, Trainee ou jovem aprendiz estão tomando lugares cada vez maiores no mercado de trabalho, as empresas tendem a contratar pessoas sem experiências justamente para lhe trazer essa evolução profissional. Não perca tempo e busque por vagas neste ramo, tanto para começar e agregar o seu currículo com nome de empresas grandes.

3 – Networking com pessoas

Passe o tempo que for preciso da tecnologia, mas o networking é o que muda o mundo e continuará mudando. Pessoas se conectam com pessoas, logo a famosa indicação de trabalho é o que mais move o mundo dos negócios e contratações, mas como mencionamos anteriormente, sempre seja humilde e verdadeiro na hora de fazer o networking. Plataformas de empregos como o linkedin funcionam mundo bem para esse tipo de estratégia.

4 – Faça a diferença na empresa

Quando você já tiver conquistado a tão sonhada vaga de emprego, agora é hora de evoluir! As empresas esperam resultados de seus funcionários, por isso te contrataram para uma vaga. Além de fazer o trabalho que lhe foi proposto, seja o melhor no que faz e não só mais um número. Os chefes ou líderes estão ali para isso, ver como o funcionário se desempenha e então lhe dar uma promoção justa com o seu trabalho.

5 – Feedback pessoal

Se nós não conduzirmos o próprio caminho, quem irá? Exatamente nisso que iremos chegar. Todos procuram por coisas ou pessoas para nos guiar nesse mercado de trabalho, mas o mais importante é o feedback pessoal que temos, ou seja a auto análise sobre como estamos indo e para onde vamos. Depois de conquistar tudo o que queria com o seu próprio esforço é hora de se analisar e decidir aonde quer chegar, e enfim ter a tão sonhada liberdade financeira.

Conclusão

Vimos que o caminho nisso tudo não é tão linear, não é mesmo? Como dissemos não é preciso seguir todas as etapas de forma contínua, até porque o que vale é a experiência pessoal! Não pense muito e deixa as emoções, medos e inseguranças. O que vale é caminhar e continuar até aprender, então sempre siga em frente, mas fique ciente que você receberá muitos “não”, mas não se preocupe, tudo melhora para quem procura e sabe onde quer ir. Nos vemos em um próximo artigo, até mais.

Não deixe de ver mais conteúdos em nosso Blog aqui.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.